Eternos Ídolos: Mota

João Soares da Mota Neto, mais conhecido como Mota, nasceu no dia 21 de novembro de 1980, em Fortaleza, Ceará. Depois de uma experiência em clubes da Espanha, Mota retornou à sua terra natal, assinando com o Ceará Sporting Club. Ao lado de jogadores como Sérgio Alves, Iarley e França, o atacante marcou época no Vozão e até hoje deixa saudades na grande torcida alvinegra. Em 2003, sua carreira decolou ao assinar com o Cruzeiro, por intermédio do seu agente Emerson Damasceno.

Dali pra frente, Mota já tinha seu caminho escrito para jogar no Exterior. Após passar um tempo emprestado ao time coreano, Chunnam Dragons (onde obteve muito sucesso), o atleta foi contratado pelo ilustre Sporting Clube Portugal (Sporting Lisboa), onde teve a oportunidade dividir espaço com jogadores como o goleiro Ricardo (da seleção portuguesa), Sá Pinto, Pinilla, e os brasileiros Liédson, Rochemback, Tinga e Anderson Polga. Mas o impacto não foi tão grande no clube português. Assim, logo Mota retornou à Coreia do Sul, onde é idolatrado e lá está desde 2005, no Seongnam Ilhwa.

E o carinho é retribuído à altura por Mota. Em entrevista dada ao Korea FFT, no final do ano passado, o atacante demonstrou interesse em nacionalizar-se sul-coreano. “Minhas exigências pessoais para a naturalização já foram correspondidas. Quero renascer como coreano, e jogar a Copa do Mundo de 2010″.

Contudo, sua decisão de jogar pelos Reds (como é chamada a seleção coreana) não foi tão simples, principalmente, pelo fato do técnico Vanderlei Luxemburgo, na época treinador do Santos, querer a sua contratação. Luxemburgo prometeu que se ele viesse jogar a seu lado, reforçando sua equipe em busca de títulos, ele poderia ajudá-lo à uma possível convocação para a Seleção Brasileira, já que teria mais enfoque nacional. Mota rejeitou a oferta, em vez ele prometeu dedicar-se a conduzir o Seongnam para um terceiro título consecutivo.

Nos últimos anos, tem sido duro para o futebol coreano. As campanhas nas últimas Copas do Mundo foram decepcionantes para a nação. Com a escassez de jogadores talentosos, a decisão da Mota têm animado muitos torcedores na Coréia. No entanto, a naturalização de Mota ainda está a ser vista como uma questão espinhosa e duvidosa, já que tratamos de uma sociedade altamente conservadora. É importante lembrar que Mota está há 3 anos na Coréia e o período mínimo para uma naturalização lá é de 5 anos.

Marcelo Feitosa
Equipe CEARÁ NEWS

About these ads

~ por CearáNews em fevereiro 18, 2008.

9 Respostas to “Eternos Ídolos: Mota”

  1. Parabéns pela belissima reportagem.
    Cada vez mais fico maravilhado com o site.
    Espero que continuem assim.
    Sugiro a equipe que façam um reprtagem tipo “por onde anda” com o jogador Helio Carrasco.

  2. Parabéns mesmo!
    Muito legal!
    Sempre quis ter notícias do Mota.

    S.A.

  3. Rapaz, vo te contar viu, o site pai dégua! eaiuiueaiuea
    ta muito bom, atualizações imediatas!

    continuem assim! ;]

  4. Vocês estão de PARABÉNS. É simplesmente maravilhoso o espaço dedicado ao nosso VOZÃO. Torço para que mantenham o alto nível do site. Sugiro disponibilizarem mais fotos dos jogadores.

  5. excelente.gostaria de receber o e-mail do mota pois sou de bh e quando ele esteve aqui eramos muitos amigos e estou com saudades queria ter noticias da familia a luciana eo juan lucas;ja procurei por todo o canto uma forma de contactar com eles mas nao consigo se poderem me ajudar fico grato.fiquei muito feliz em saber que o GALO tentou sua contrataçao.sou o unico aqui em minas que tem o cd da musica que a cearamor fez para ele foi um presente que ele mesmo me deu.um abraço e sucesso para voces

  6. existe algum site do mota? se nao tiver vamos produzir um blog!

  7. adorei ver o mota.morei junto com ele. na casa da tia edna.gostaria muito de ter omsn dele.beijos

  8. adorei ver o mota neto como eu o chamava, moramos juntos, na casa da vo dele tia edna. beijos……….

  9. mota minha mae fala muito de voce.quero te conhecer.me chamo jefferson adoro futebol e taekwondo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s